O Governo do Estado comunicou durante a manhã desta quarta-feira (9) que vai construir três Clínicas da Família, sendo duas delas em Rio das Ostras e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A outra será em Queimados. Segundo a informação, cada unidade contará com atendimento ambulatorial, consultório odontológico, farmácia, entre outros.

A previsão é que cada clínica atenda até oito mil pessoas por mês. As construções das clínicas estão previstas para começarem ainda neste mês e a entrega deve acontecer até o final do ano. Cada clínica tem o custo de aproximadamente de R$ 1,3 milhão.

As secretarias municipais de Saúde assinaram termo de adesão e a Empresa de Obras Públicas do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Obras, vai construir as unidades e fornecer equipamentos e mobiliários das clínicas, que serão geridas pelas prefeituras.

As Clínicas da Família são equipamentos que fazem parte da rede de Atenção Básica seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Estão incorporadas ao funcionamento dessas unidades, os princípios da política de humanização, em especial o acolhimento à demanda espontânea na atenção básica, o que inclui atendimento às urgências e emergências.